sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Reforma Luterana

Um pouco da História...

            Martinho Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben, na Alemanha. Seu pai chamava-se João Luther e sua mãe chamava-se Margarida Luther. Já com a idade de 5 anos, Lutero começou a freqüentar a escola. Na escola aprendeu os 10 mandamentos, o credo, o Pai Nosso, música sacra, latim e aritmética. Mas apenas aos 14 anos teve contato com uma Bíblia.
O desejo dos pais de Lutero é que ele se formasse em direito, mas contrariando a vontade dos pais, Lutero decidiu tornar-se monge. No mosteiro, Lutero vivia em angústias e desespero porque nunca sabia se já havia feito boas obras suficientes para garantir o perdão dos seus pecados, conforme ensinava a Igreja. Quanto mais se penitenciava, tanto mais dúvidas e incertezas ganhava. Não possuía, por isso, paz de alma e via Deus como um severo juiz pronto a castigar os pecadores.
Lutero, guiado pelo Espírito Santo, descobriu a verdade do evangelho e a paz de sua alma lendo as palavras de Rm 1.17: O justo viverá por fé. Então compreendeu que o perdão e a vida eterna não são conquistados por nós mediante boas obras, mas nos são dados gratuitamente por meio da fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que morreu e ressuscitou para perdão de toda a humanidade.
            Nesta mesma época, surge na igreja um comércio de indulgências, onde a igreja vendia o perdão dos pecados. Lutero não pode ficar calado com este erro e em 31 de outubro de 1517, afixou na porta da igreja do castelo de Wittenberg, suas 95 teses contra os abusos da Igreja. Logo o conteúdo destas Teses explodiu por todos os lados.
            Lutero, então, passou a participar de vários debates teológicos com autoridades civis e eclesiásticas que tentavam fazê-lo abrir mão da verdade, mas ele permanecia fiel naquilo que acreditava e que havia aprendido através das Escrituras Sagradas.
            O desejo de Lutero era que os erros da igreja fossem corrigidos, mas como isso não aconteceu, pouco a pouco, o ideal de reforma da Igreja que Lutero possuía foi sendo sufocado, surgia assim a Igreja Luterana.
            Hoje completamos 496 anos de existência. Nosso lema é anunciar Cristo para todos. Nossa afirmação de fé tem como base as Escrituras Sagradas. É na Palavra de Deus que nos firmamos e no amor de Deus revelado em Jesus Cristo é que temos a Salvação. Louvamos alegremente a Deus por celebrarmos mais um aniversário como igreja cristã. Parabéns Igreja Evangélica Luterana por seus 496 anos anunciando a Palavra Salvadora de Deus.


Martinho Lutero


Nenhum comentário:

Postar um comentário