sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mensagem do Mês de Novembro

Celebrai com Júbilo ao Senhor

Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cânticos (Sl 100.1-2).

Agradecer é gratificante e enche nossos corações de alegria. Como é bom receber um agradecimento. Como é bom ouvir um muito obrigado. Nossa gratidão é um reconhecimento de que valorizamos o que recebemos. O contrário também é verdade, nossa ingratidão mostra que estamos descontentes com aquilo que recebemos. Um fato real é que precisamos aprender a dar graças a Deus.
O Antigo e o Novo Testamento nos convidam a dar graças a Deus em todos os momentos de nossa vida. Na Bíblia temos exemplos de indivíduos que em diversas situações agradeceram a Deus pelas muitas bênçãos recebidas. Noé, após o dilúvio, ao desembarcar da Arca com seus familiares, ofereceu sacrifícios de louvor e gratidão a Deus (Gn 8.20-21). O rei Salomão ao dedicar o Templo, ofereceu a Deus 20 mil bois e 100 mil ovelhas como demonstração de sua gratidão (1 Rs 8.62). Observando a vida de Jesus vemo-lo agradecer a Deus pelo alimento (Jo 6.11,23), pela resposta às orações (Lc 22.17) e pela saúde (Lc 17.16).
A palavra “agradecer” aparece mais 60 vezes no Antigo Testamento e mais de 100 vezes no Novo Testamento. No Livro dos Salmos encontramos esta temática em 26 capítulos. É maravilhoso ouvir o convite do Salmista: Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cânticos (Sl 100.1-2).
Quando olhamos ao nosso redor percebemos quantas bênçãos Deus têm concedido em nossas vidas. Tudo o que somos e temos, o pão de cada dia que nos alimenta, a roupa para vestir, saúde para trabalhar, família, igreja, tantas são as bênçãos de Deus. Diante deste reconhecimento queremos celebrar jubilosos ao Senhor e servir a Ele com alegria.
Agradeçamos sempre a Deus. Tenhamos um coração ansioso por buscar a sua presença. A nossa gratidão a Deus é a oração de um coração que reconhece os feitos maravilhosos de Deus realizados em nosso favor. Que seus lábios possam sempre louvar e celebrar com júbilo ao Senhor.

Oremos: Senhor Deus ensina-me sempre a ser agradecido a Ti. Permitas que eu possa reconhecer teus feitos maravilhosos em minha vida. Tudo o que tenho e tudo o sou devo a ti. Graças sempre te darei. Por Jesus. Amém.


Rev. Wilson Proescholdt Walder



Aniversariantes do Mês de Novembro

01/11: Elza Valadão Vergara
02/11: Erondina Valadão Torres
- Fabiano Valadão
- Jefferson Bonemann Pinz
03/11: Celiane Vergara da Silva
- Lucas Plamer Larrossa
- Emilio Norenberg
04/11: Samantha Plamer Larrossa
- Hélia Clair Schröder Bahr
05/11: Carla Viviane Heinrich
- Gabriela Rush
06/11: Lucélia Pedroso Gouvêa
07/11: Loni Voigt
08/11: Luana Macedo Sandin
09/11: Girlene Braga Jeske
- Yasmin Quintana dos Santos

 17/11: Wanderlei Barbier
18/11: Mairane Plamer Larrossa
20/11: Lucas da Silva Valadão
22/11: Sheron Duarte Kohls
- Efraim Drawans Pereira
23/11: Renato Cardoso Valadão
25/11: Maria Helena Neumann
- Andrew Lews Plamer Aires
27/11: Jorgina Canhada Vergara
28/11: Bruna Kruschadt Gouvêa
- Talita Gonçalves Medeiros.
29/11: Narryane Stern Idiarte
- Elisandro G. Balz
30/11: Raissa Martins Garcia
- Gabriele Vieira Turow


Homenagem pelo Dia da Reforma

A Câmara de Vereadores do Capão do Leão esteve presente no Culto da Reforma em nossa Congregação para prestar homenagem pela passagem dos 496 anos da Reforma Luterana bem como pelo Aniversário de 28 anos de nossa Congregação.

Autoridades Presentes 

Vereador Valdeci de Lima entregando a placa de homenagem 

Vereador Valdeci de Lima parabenizando a Igreja Luterana
Reforma Luterana

Um pouco da História...

            Martinho Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben, na Alemanha. Seu pai chamava-se João Luther e sua mãe chamava-se Margarida Luther. Já com a idade de 5 anos, Lutero começou a freqüentar a escola. Na escola aprendeu os 10 mandamentos, o credo, o Pai Nosso, música sacra, latim e aritmética. Mas apenas aos 14 anos teve contato com uma Bíblia.
O desejo dos pais de Lutero é que ele se formasse em direito, mas contrariando a vontade dos pais, Lutero decidiu tornar-se monge. No mosteiro, Lutero vivia em angústias e desespero porque nunca sabia se já havia feito boas obras suficientes para garantir o perdão dos seus pecados, conforme ensinava a Igreja. Quanto mais se penitenciava, tanto mais dúvidas e incertezas ganhava. Não possuía, por isso, paz de alma e via Deus como um severo juiz pronto a castigar os pecadores.
Lutero, guiado pelo Espírito Santo, descobriu a verdade do evangelho e a paz de sua alma lendo as palavras de Rm 1.17: O justo viverá por fé. Então compreendeu que o perdão e a vida eterna não são conquistados por nós mediante boas obras, mas nos são dados gratuitamente por meio da fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que morreu e ressuscitou para perdão de toda a humanidade.
            Nesta mesma época, surge na igreja um comércio de indulgências, onde a igreja vendia o perdão dos pecados. Lutero não pode ficar calado com este erro e em 31 de outubro de 1517, afixou na porta da igreja do castelo de Wittenberg, suas 95 teses contra os abusos da Igreja. Logo o conteúdo destas Teses explodiu por todos os lados.
            Lutero, então, passou a participar de vários debates teológicos com autoridades civis e eclesiásticas que tentavam fazê-lo abrir mão da verdade, mas ele permanecia fiel naquilo que acreditava e que havia aprendido através das Escrituras Sagradas.
            O desejo de Lutero era que os erros da igreja fossem corrigidos, mas como isso não aconteceu, pouco a pouco, o ideal de reforma da Igreja que Lutero possuía foi sendo sufocado, surgia assim a Igreja Luterana.
            Hoje completamos 496 anos de existência. Nosso lema é anunciar Cristo para todos. Nossa afirmação de fé tem como base as Escrituras Sagradas. É na Palavra de Deus que nos firmamos e no amor de Deus revelado em Jesus Cristo é que temos a Salvação. Louvamos alegremente a Deus por celebrarmos mais um aniversário como igreja cristã. Parabéns Igreja Evangélica Luterana por seus 496 anos anunciando a Palavra Salvadora de Deus.


Martinho Lutero


Encontro de Corais

Aconteceu no dia 27 de Outubro o Encontro de Corais na Congregação Cristo Redentor das Três Vendas em Pelotas. Foi um momento muito bonito de adoração ao nome do Senhor.

Coral Emanuel 

Coral Rocha Eterna 

Coral Soli Deo 

Coral Cordeiro de Deus