quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Mensagem do Mês de Dezembro

O Natal proclama a Fidelidade de Deus

Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará a luz a um filho e porá nele o nome de Emanuel - Is 7.14.

Em nossas promessas sempre lidamos com fragilidades, pois reconhecemos que nem sempre somos fiéis naquilo que prometemos. Deus é diferente do ser humano. A Bíblia declara que Ele é fiel. O cumprimento de suas promessas atestam a sua fidelidade.
O Natal aponta para a fidelidade de Deus. Para compreendermos esta afirmação precisamos voltar para o início da história. Deus havia criado o mundo lindo e perfeito. Também fez um jardim e nele colocou Adão e Eva para ali viverem. Eles podiam realizar todas as coisas. Podiam conversar com Deus face a face, mas apenas não lhes era permitido comer da árvore do Conhecimento da Vida que estava no meio do jardim. É neste momento que entra em cena o diabo, que em forma de uma serpente, convence Adão e Eva a comerem do fruto proibido insinuando que, se assim o fizessem, seriam iguais a Deus. Ao comerem do fruto trazem para o mundo o pecado. A partir deste momento a vida começa a ser invadida por sofrimentos que os levariam a morte.
                Com a queda em pecado, Deus começa a sua obra de salvar a humanidade. A primeira promessa aparece logo após a desobediência de Adão e Eva: Eis que enviarei um descendente que esmagará a cabeça da serpente (Gn 3.15). A promessa de enviar o salvador perpassa todo o Antigo Testamento. O povo de Deus vivia com os olhos direcionados ao cumprimento da promessa. O profeta Isaías escreve: Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará a luz a um filho e porá nele o nome de Emanuel (Is 7.14).
O cumprimento desta promessa ocorre quando, pelo poder do Espírito Santo, Jesus é concebido. Um humilde casal tem a incumbência de criar o próprio Filho de Deus. A pequena cidade de Belém é o palco para este acontecimento majestoso. José e Maria tiveram que deixar a pequena vila de Nazaré onde moravam e irem até Belém seguindo a ordem do recenseamento publicada pelo imperador César Augusto. Ao chegarem a Belém todas as hospedarias estavam cheias. Não havia lugar para José e Maria passarem a noite. Apenas uma estrebaria foi cedida por um humilde hospedeiro. Naquele local tão singelo e rodeado por animais nasce o Filho de Deus e em uma simples manjedoura Ele repousa.
Em Cristo se cumprem às promessas de um Deus de amor que deseja salvar toda a humanidade. Deus prometeu livrar-nos do castigo que merecemos pelos nossos pecados. E Deus o cumpriu, fazendo o seu Filho nascer naquela primeira noite de Natal. Este é o real significado do Natal: Jesus não é apenas uma criança na manjedoura. Jesus é o cumpridor das promessas de Deus. O Salvador prometido em todo o Antigo Testamento veio para anunciar sua mensagem de salvação, reconciliando-nos com Deus. Apenas em Cristo é que teremos um real e verdadeiro Natal.

Oração: Querido Deus obrigado por sua fidelidade. Em Jesus nos presenteaste com a Salvação. Apenas nele podemos viver o verdadeiro Natal. Amém.


Rev. Wilson Proescholdt Walder


Nenhum comentário:

Postar um comentário