segunda-feira, 27 de junho de 2011

107 anos de Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Em 1824 teve início a colonização alemã no Rio Grande do Sul. Muitos pastores foram enviados da Alemanha. Sob a direção do pastor Wilhem Rotermund, se fundou, em maio de 1886, o Sínodo Riograndense, uma igreja sem posição doutrinária definida, pois pretendia reunir sob sua bandeira todos os pastores e congregações que se chamassem protestantes. Esta igreja, mais tarde veio a denominar-se Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.


No entanto, isto não foi aceito por todos eles. Estes dirigiram-se ao Sínodo de Missouri dos Estados Unidos e pediram que o mesmo enviasse mais pastores para o Brasil. O pedido foi aceito. No ano de 1900, o pastor Broders foi enviado do Sínodo de Missouri para o trabalho missionário no Brasil. Ele começou seu trabalho na localidade de São Pedro, município de Pelotas, Rio Grande do Sul. O trabalho foi aprovado e logo se enviaram novos missionários. Em 1903 fundou-se um Seminário na localidade de Bom Jesus, município de São Lourenço do Sul - RS, para formar pastores luteranos aqui no Brasil.


O trabalho teve muitas dificuldades, pois havia muita rejeição a Palavra de Deus e muita desconfiança entre os alemães que aqui viviam. No entanto, os pastores que vieram como missionários para o Brasil sempre se dedicaram com muito amor no desafio que tinham pela frente.


No dia 24 de Junho de 1904, em Rincão São Pedro, Pelotas - RS, (Hoje Município de Morro Redodno) com a presença de 14 pastores, foi fundado o 15º Distrito do Sínodo de Missouri. Nascia assim a Igreja Luterana aqui no Brasil.


A Igreja Luterana se desenvolveu e ampliou suas atividades para os demais Estados do Brasil.
Além de estar presente em todos os estados do país, colabora com o envio de pastores para diversas igrejas irmãs. Uma das preocupações da IELB é ensino da Palavra de Deus apontando para Jesus Cristo, o nosso Salvador.


O trabalho da Igreja Luterana está voltado para todas as fases da vida do ser humano, das crianças na Escola Dominical até a Terceira Idade. A verdade descoberta por Lutero permanece: Somente a Escritura, somente a graça e somente a fé.


Hoje nós fazemos parte desta igreja e queremos trabalhar para que ela continue crescendo e mais pessoas possam ouvir falar do amor de Deus revelado ao mundo através de seu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador. Temos muitos motivos para louvar a Deus. Sejamos agradecidos por Ele ter permitido que por sua Palavra muitos terem chegado a fé verdadeira. Que como Igreja Luterana possamos continuar servindo ao Senhor com alegria.


Parabéns pelos seus 107 anos de anúncio da Palavra de Deus aqui em nosso País.


Nenhum comentário:

Postar um comentário