terça-feira, 31 de maio de 2011

Mensagem do Mês


Eis que envio sobre vocês o Espírito Santo

Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito - Jo 14.26.

Jesus prometeu que, quando voltasse aos céus após cumprir sua missão, enviaria o Consolador, o Espírito Santo. Sua tarefa seria ensinar todas as coisas e lembrar tudo o que Jesus tinha dito. Esta promessa foi cumprida cinqüenta dias após a Páscoa. Na festa judaica chamada Pentecostes, Deus enviou o Espírito Santo sobre os discípulos.


Através da ação do Espírito Santo, Deus nos presenteia com a fé, o perdão e a certeza da salvação. Lutero explica no 3º artigo do Credo Apostólico que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a Ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé. Assim também chama, congrega, ilumina e santifica toda a Cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta Cristandade perdoa a mim e a todos os crentes diária e abundantemente todos os pecados e, no dia derradeiro me ressuscitará a mim e a todos os mortos, e me dará a mim e a todos os crentes em Cristo a vida eterna. Isto é certamente verdade.


Quando caminhamos sozinhos não conseguimos chegar a lugar algum, pois para nós é impossível crer em Deus, mas quando somos agraciados com a presença do Espírito Santo, seja pelo Batismo ou pelo ouvir da Palavra, podemos dizer que cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus. Este aceitar Jesus e crer em sua morte redentora só nos é possível mediante a ação do Espírito Santo.


O Espírito Santo é perfeito. Sendo assim, parte do seu trabalho é nos tornar perfeitos (santificação). É Ele quem nos ajuda a fazer o que é certo. Entretanto, nós podemos ignorar a sua presença em nossa vida, impedindo-o de trabalhar em nós. De igual maneira, o Espírito Santo nos desperta. Ele nos ajuda a reconhecer a maldade que fazemos e nos mostra a necessidade que temos de Deus. Nossos corações só se encontram arrependidos quando o Espírito Santo habita em nós. Sem sua ação nunca reconheceremos nossos erros.


A vinda do Espírito Santo naquele primeiro Pentecostes nos traz a certeza da presença de Deus em nossa vida. Que Deus permita que seu Santo Espírito sempre habite em nós.

Oração: Obrigado ó Espírito Santo de Deus por me dares a fé. Reconheço que sem a Tua ação em minha vida estarias perdido. Permitas que meus olhos sempre contemplem o Salvador Jesus. Amém.


Rev. Wilson Proescholdt Walder

Nenhum comentário:

Postar um comentário