terça-feira, 12 de abril de 2011

É Tempo de Vitória

Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito - Jo 19.30.

Todos nós nascemos com uma data de vencimento. Não sabemos quando será, mas precisamos estar prontos para quando a morte chegar. É claro que esperamos poder dizer que terminamos o que Deus nos deu a fazer. Mas somente Jesus pôde dizer estas palavras de forma absolutamente verdadeira. Ele morreu sabendo que sua missão havia sido perfeitamente cumprida. Ele não precisou de mais tempo para pregar mais um sermão, curar mais um paralítico ou multiplicar mais um pedaço de pão. Apenas Cristo pôde dizer: Eu venci.

Quando Ele afirmou que estava consumado, cumpriu uma vez por toda a lei que está sobre nós. Os nossos pecados estavam sobre Jesus e, isto faz de nós vencedores. Eis nossa proclamação de vitória: Está consumado! A palavra grega que traduz a sentença “está consumado” é tetelestai, que significa “terminar, completar, realizar”. O plano de Deus foi concluído com sucesso.

Nestas palavras encontramos a certeza da salvação, a convicção de que nossos débitos para com Deus foram pagos por Cristo. É claro que Jesus ainda tinha de ser sepultado, ressuscitar e subir aos céus. Mas o árduo sofrimento, a terrível experiência de ser separado do Pai e a dolorosa missão de ser tratado como pecador já estava completo.

Jesus não disse “é o fim”, porque isso significaria que ele havia sido derrotado, mas ao dizer “está consumado”, mostra que Ele foi vencedor. Ao gritar tetelestai! Jesus deu o maior brado de vitória em toda a história da humanidade. Tudo estava completo como determinado pelo Pai. Felizmente, seu sofrimento havia chegado ao fim. E, apesar de aqueles que o seguem sofrerem por diversas razões temos a esperança de que o nosso sofrimento também terminará.

Mantenha seus olhos fitos na cruz e ouça o grito de vitória pronunciado pelos lábios do Filho de Deus. Mantenha seus olhos fitos no sepulcro vazio e ouça a mensagem anunciada pelo anjo: Por que buscais entre os mortos o que vive?Ele não está aqui, mas ressuscitou (Lc 24.5-6). Em Cristo, celebramos a nossa vitória. Uma feliz e abençoada Páscoa no Senhor.

Oremos: Querido Salvador Jesus em teu brado de dor mostraste a mim Tua Vitória. Permitas receber de tuas mãos esta coroa. Amém.

Rev. Wilson Proescholdt Walder

Nenhum comentário:

Postar um comentário