Mensagem do Mês
Amor de Pai
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna - Jo 3.16.
Ser pai é um dos desejos de todo homem. A paternidade é um presente de Deus. Ela traz privilégios e responsabilidades. É um privilégio poder gerar uma nova vida. É uma responsabilidade educar esta nova vida no caminho da verdade.
Na sociedade patriarcal do Antigo Testamento a figura do pai é dotada de duas características específicas. De um lado, o pai rege como chefe do lar, e como pessoa a quem se deve respeito. Do outro lado, tem a responsabilidade de guardar, sustentar e ajudar sua família. A ele era exigido ensinar os filhos o temor a Deus.
Abraão foi um pai que cumpriu esta tarefa. Ele ensinou seu filho a temer, amar e confiar em Deus de todo o seu coração. Isaque havia nascido de acordo com a promessa de Deus quando Abraão tinha cem anos de idade. Aquele filho era tudo para ele e Abraão o amava profundamente.
De repente Deus aparece a Abraão e faz um pedido surpreendente. O pedido deixou Abraão profundamente triste. O pedido era: Sacrifique seu único filho em oferta a Mim. Que prova de fé. Mas Abraão em obediência e temor a Deus segue sua caminhada em direção a terra de Moriá. Uma caminhava dolorosa onde seus pensamentos e seu coração refletiam o amor de um pai para com seu filho, mas ao mesmo tempo, o amor de um filho para com Deus.
Deus não permite que Abraão sacrifique seu filho, mas esta história bíblica nos leva ao alto do monte Calvário, onde o próprio Deus sacrifica seu único Filho Jesus Cristo em favor de todos os pecadores. Ele foi o sacrifício prometido por Deus a Abraão. Um sacrifício único e perfeito que trouxe perdão e cobriu multidões de pecados.
Que grande amor é o amor de nosso Pai Celeste. Amor verdadeiro. Amor sem igual. Amor que recebe seus filhos pródigos de braços abertos. Amor que se sacrifica para que seus filhos tenham vida. Como é grande o amor de nosso Pai: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Querido pai, neste mês que celebramos mais um dia dos pais não cesse de falar deste amor do Pai Celeste a seus filhos. Que Deus os abençoe.
Oração: Obrigado Senhor por tão grande amor demonstrado a nós teus filhos. Ensina-nos a conhecer e a confiar sempre mais em teu amor e que possamos um dia ser recebidos em seus braços de Pai. Amém.
Rev. Wilson Proescholdt Walder