Com 5 anos de idade, Lutero começou a freqüentar a escola na cidade de Mansfeld. Nessa escola, ele aprendeu os Dez Mandamentos, o Credo, o Pai Nosso, Música Sacra e também um pouco de latim e aritmética. Mas aprendeu muito pouco sobre o amor de Deus. Ensinavam-lhe que Jesus era um juiz severo e não um amigo dos pecadores. Aos 14 anos Lutero encontrou pela primeira vez uma Bíblia.
Depois Lutero ingressou na Universidade. Seu pai desejava que se formasse advogado. Foi por isso que o mandou para a Universidade em Erfurt. Aos 21 anos, Lutero recebeu o título de Bacharel em Artes, estando habilitado a lecionar. Continuou a estudar Direito, mas logo perdeu o interesse pela profissão. Cada vez mais se dedicava ao estudo da religião. Mas, por mais que quisesse agradar a Deus com a sua vida, não pôde encontrar a desejada paz de espírito.
Sendo assim, Lutero decidiu entrar para o convento agostiniano de Erfurt. Lá continuou a estudar a Bíblia com muito afinco e desejo de conhecer mais a Deus e em 1507 torna-se sacerdote. Sendo um dos privilegiados a ter acesso a uma Bíblia, Lutero, guiado pelo Espírito Santo, descobriu a verdade do evangelho e a paz de sua alma lendo as palavras de Rm 1.17: “O justo viverá por fé”. Então compreendeu que o perdão e a vida eterna não são conquistados por nós mediante boas obras, mas nos são dados gratuitamente por meio da fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que morreu e ressuscitou para perdão de toda a humanidade.
Por volta do ano de 1517 a Igreja entregou-se ao comércio das indulgências (o perdão dos pecados era vendido por dinheiro). Muito triste com o que estava acontecendo, Lutero pregou, nos domingos seguintes, chamando o povo ao arrependimento. Por fim, escreveu 95 teses para serem discutidas em público, nas quais condenava a venda de indulgências.
No dia 31 de Outubro de 1517, pregou estas teses na porta da Igreja de Wittenberg, para que todos as pudessem ler. Esta ação é considerada como o marco para o início da Igreja Luterana. A partir daí Lutero começou a participar de vários debates com autoridades civis e eclesiásticas. Nestes debates ele sempre afirmava que somos salvos mediante a fé e que o perdão dos nossos pecados é concedido pela morte de Jesus.
Lutero morreu no dia 18 de Fevereiro de 1546, sendo sepultado na Igreja de Wittenberg. A Reforma da igreja iniciada por ele espalhou-se por todas as partes do mundo, fazendo com que o Evangelho fosse anunciado com clareza e pureza, para a salvação de milhões de cristãos através da fé no Salvador Jesus Cristo.