sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Conhecendo a História de Lutero e da Reforma Luterana


Martinho Lutero nasceu na cidade de Eisleben, na Alemanha, no dia 10 de Novembro de 1483. Seu pai se chamava João Luther e sua mãe chamava-se Margarida Luther. Eles eram mineiros e trabalhavam nas minas de carvão.


Com 5 anos de idade, Lutero começou a freqüentar a escola na cidade de Mansfeld. Nessa escola, ele aprendeu os Dez Mandamentos, o Credo, o Pai Nosso, Música Sacra e também um pouco de latim e aritmética. Mas aprendeu muito pouco sobre o amor de Deus. Ensinavam-lhe que Jesus era um juiz severo e não um amigo dos pecadores. Aos 14 anos Lutero encontrou pela primeira vez uma Bíblia.


Depois Lutero ingressou na Universidade. Seu pai desejava que se formasse advogado. Foi por isso que o mandou para a Universidade em Erfurt. Aos 21 anos, Lutero recebeu o título de Bacharel em Artes, estando habilitado a lecionar. Continuou a estudar Direito, mas logo perdeu o interesse pela profissão. Cada vez mais se dedicava ao estudo da religião. Mas, por mais que quisesse agradar a Deus com a sua vida, não pôde encontrar a desejada paz de espírito.


Sendo assim, Lutero decidiu entrar para o convento agostiniano de Erfurt. Lá continuou a estudar a Bíblia com muito afinco e desejo de conhecer mais a Deus e em 1507 torna-se sacerdote. Sendo um dos privilegiados a ter acesso a uma Bíblia, Lutero, guiado pelo Espírito Santo, descobriu a verdade do evangelho e a paz de sua alma lendo as palavras de Rm 1.17: “O justo viverá por fé”. Então compreendeu que o perdão e a vida eterna não são conquistados por nós mediante boas obras, mas nos são dados gratuitamente por meio da fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que morreu e ressuscitou para perdão de toda a humanidade.


Por volta do ano de 1517 a Igreja entregou-se ao comércio das indulgências (o perdão dos pecados era vendido por dinheiro). Muito triste com o que estava acontecendo, Lutero pregou, nos domingos seguintes, chamando o povo ao arrependimento. Por fim, escreveu 95 teses para serem discutidas em público, nas quais condenava a venda de indulgências.


No dia 31 de Outubro de 1517, pregou estas teses na porta da Igreja de Wittenberg, para que todos as pudessem ler. Esta ação é considerada como o marco para o início da Igreja Luterana. A partir daí Lutero começou a participar de vários debates com autoridades civis e eclesiásticas. Nestes debates ele sempre afirmava que somos salvos mediante a fé e que o perdão dos nossos pecados é concedido pela morte de Jesus.


Um dos grandes desejos de Lutero era que a Igreja da época pudesse reconhecer seus erros e assim voltasse para a Leitura da Bíblia. De maneira alguma Lutero queria formar uma nova Igreja. Assim, ele não pôde deixar que o Evangelho do amor de Deus pudesse ser despresado pelas pessoas de sua época. Lutero sabia que acima de tudo deve estar a Escritura, a Graça, a Fé e Cristo Jesus, o nosso Salvador.


Lutero morreu no dia 18 de Fevereiro de 1546, sendo sepultado na Igreja de Wittenberg. A Reforma da igreja iniciada por ele espalhou-se por todas as partes do mundo, fazendo com que o Evangelho fosse anunciado com clareza e pureza, para a salvação de milhões de cristãos através da fé no Salvador Jesus Cristo.






quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Culto Evangelístico

Com muita alegria e gratidão a Deus a Congregação Cordeiro de Deus realizou um Culto Evangelístico no dia 23 de Outubro na rua Nossa Senhora de Guadalupe no Armazém Brasil. Estiveram presentes entre membros e visitantes cerca de 50 pessoas.



Participantes do Culto


Momento de Culto



Momento de Louvor


Entrega de Folhetos



Na tarde do dia 22 de Outubro alguns irmãos de nossa Congregação visitaram os moradores do Armazém Brasil e entregaram convites e folhetos bíblicos. Foi um bonito momento de evangelismo e de testemunho de fé no Salvador Jesus.




Grupo de Irmãos do Armazém Brasil que participaram da entrega de folhetos Bíblicos

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Congresso da Terceira Idade


Aconteceu no dia 16 de Outubro na Congregação Redentor de Solidez em Canguçu o IX Congresso Interdistrital da Terceira Idade.

O Congresso teve seu início com um Culto de Adoração a Deus. Logo após o Culto seguiu-se a palestra sobre a temática Gratidão apresentada pelo pastor Edegar Lemke. Na parte da tarde houve apresentações culturais conduzidas pelos departamentos.

Com muita alegria o nosso departamento esteve presente com 30 idosos e foi recebido no distrito como o mais novo departamento organizado. Nossos queridos vovôs e nossas queridas vovós estavam muito contentes.

Estiveram presentes neste evento cerca de 400 pessoas. Louvamos e agradecemos a Deus pelo trabalho do departamento da Terceira Idade em nossa Congregação.



Muita Alegria no início do Congresso



Participantes do Congresso


Culto: Pastor da Congregação Redentor de Solidez Edegar Quandt



Palestra: Pastor Edegar Lemke


Apresentação Cultural: Departamento da Terceira Idade São João de Canguçu


Apresentação Cultural: Departamento da Terceira Idade Cordeiro de Deus



Participantes do Congresso


sábado, 15 de outubro de 2011

Congresso das Crianças


Aconteceu no dia 12 de Outubro em nossa Congregação o Congressos das Crianças. Houve culto infantil, apresentações culturais e muitas brincadeiras. Cerca de 50 crianças participaram. Louvamos a Deus por este dia tão especial que Ele concedeu a nossa Congregação.



Culto para as Crianças


É hora de ouvir a História




É hora de Cantar



Bênção - Pastor e Professoras


Música - Escola Dominical Loteamento Zona Sul



Música - Escola Dominical Igreja





Música - Escola Dominical Armazém Brasil



Crianças Cantando




Trabalho das Mãozinhas




Hora da Brincadeira



Hora do Lanche


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Chá da Primavera


Aconteceu no dia 09 de Outubro o Chá da Primavera que é organizado pelas Escolas Dominicais.

O Culto teve a participação das Crianças que encenaram a leitura do Evangelho (Parábola das Bodas), apresentaram uma coreografia e cantaram uma música. Ao final do culto a Congregação se despediu do templo recebendo a Bênção do Senhor pelas mãos de nossos pequeninos. Deus sempre abençoe o trabalho das crianças em nossa Congregação e que nós possamos sempre levar nossos filhos aos braços de Jesus.



Encenação: Parábola das Bodas




Encenação: Parábola das Bodas




Coreografia apresentada pelas Crianças



Música: Toc, Toc, Toc




Bênção do Senhor



Chá da Primavera


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Parabéns aos Aniversariantes do Mês de Outubro




02/10: Osmar Martins
- Simone Lemke
05/10: Caroline Barbier Norenberg
06/10: Ivone Braun
09/10: Marisana P. Larrosa
10/10: Carla Andréia Voigt
- Evino Norenberg
- Larissa B. da Silveira
- Vera B. Silveira
11/10: Eduardo Muller Gonçalves
12/10: Michele Quintana Camargo
- André Vergara Macedo
15/10: Fabiano Heinrich
- Tereza Cardodo Valadão

16/10: Eliane Schöreder
- Julia B. Norenberg
17/10: Helena D. Manke
- Neuza Vaghetti
18/10: Mateus H. Waskulewsky
19/10: Angelita V. W. Melo
20/10: André Luis F. Hartwig
21/10: Ervino Jeske
- Elenara Bergmann Walder
23/10: Claiton Vergara da Silva
27/10: Edi Buchweitz
29/10: Yasmim F. Rehling
31/10: Eder Vieira Correa




Mensagem do Mês



Jesus abençoa as Crianças

Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas - Mc 10.16.

Nos tempos bíblicos era costume levar as crianças para serem abençoadas pelos sacerdotes ou pelos grandes mestres da época. Esta prática era realizada por diversas vezes. Mas uma mãe teve uma ideia diferente. Ela resolveu levar seu filho para ser abençoado por Jesus, o Mestre dos mestres. Certamente, ela já havia percebido que Ele tratava as crianças de maneira diferente. Enquanto ia pelo caminho, encontrou outras mães que ao saberem da ideia que ela tivera, resolveram acompanhá-la também. Porém, será que Jesus as receberia? Ele estava sempre tão ocupado. Mas na confiança de que Jesus as receberiam foram ao seu encontro com seus filhos.


Jesus viu quando elas se aproximaram com as crianças, e aquele era um momento muito especial para ensinar uma importante lição a seus discípulos. Assim Ele esperou até que chegassem mais perto, para ver qual seria a atitude dos discípulos. Quando viram todas aquelas crianças, eles não gostaram, pensaram que as crianças incomodariam Jesus. E quando aquelas mães, muito tristes começam a voltar para as suas casas, sem ter seus filhos abençoados por Jesus, Ele mandou que as chamassem e disse: “- Deixai vir a mim os pequeninos, porque dos tais é o Reino dos Céus”.


A grande lição a ser aprendida desta passagem é que Jesus quer nos abençoar, sempre. Ele quer que eu e você sejamos como as crianças que confiam, demonstram sua fé, não duvidam e, sobretudo recebem a Ele de braços abertos. Quão difícil é ensinar e praticar isto atualmente. A impressão que temos é que hoje os valores são diferentes. Mas lembrem-se que é necessário levar as crianças até Jesus, e esta tarefa é especialmente dada aos pais.


Neste mês que se celebra o dia das crianças, não deixe de lado o melhor presente que seu filho pode ter: A Palavra de Deus. Apenas Deus em seu amor pode salvar tanto as crianças como os adultos. Pelo presente da Palavra e pelo presente do Batismo Ele tem abeçoado e salvado a vida de muitos. A exemplo daquelas mães que levaram seus filhos para serem abeçoados por Jesus aprendamos a grande lição de sempre levarmos nossos filhos para serem abençoados por Jesus.

Oremos: Querido Jesus muito obrigado por nos permitires levar nossos filhos para serem abençoados por Ti. Permitas que como crianças aprendamos a confiar em teu perdão. Amém.

Rev. Wilson Proescholdt Walder